O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

O que faz as roupas encolherem nas primeiras lavadas.



Uma experiência que todo mundo já teve, e é uma experiência traumática.

grande mudança ocorre durante o processo de fabricação; quando as roupas passam por máquinas que esticam suas fibras, que são naturalmente encolhidas.

Isso quer dizer que todo o vestuário das lojas está com seus fios estressados e sob tensão.
"Mas com o tempo eles tendem a relaxar, recuperando o formato original", segundo o engenheiro Paulo Alfieri, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo (SP).

Com a bateção constante da máquina ou do tanque, as fibras relaxam rapidinho.

Para minimizar esse efeito tão indesejável, as fábricas apostam cada vez mais nas roupas pré-encolhidas ou pré-lavadas como muitos chamam; nesse processo o tecido já vai para a loja lavado ou comprimido por máquinas especiais.
No entanto esse procedimento não funciona 100%, mas pgarante que o tecido não encolha tanto quando chegar ao guarda-roupa.

único jeito de acabar com o problema é o uso de fibras sintéticas, como as de náilon ou de poliéster, que são bem mais estáveis e possuem mais maleabilidade. O ponto negativo é que essas fibras não são macias como os tecidos naturais.
Para reduzir o desconforto, vários fabricantes misturam fibras naturais e sintéticas na mesma peça.
Por exemplo as roupas de Lycra, que fundem algodão com elastano. "Imagine que uma blusa feita com esses dois tecidos tenha encolhido, digamos, 5% na largura. Se o elastano permitir que a roupa estenda cerca de 35%, ela volta normalmente ao tamanho que tinha antes", conclui Paulo.

Na primeira lavagem, as fibras estiradas artificialmente se reaproximam.

Mas e as roupas que se alargam nas primeiras lavagens? Bom aí já é materia para outro post, se não esse aqui fica do tamanho de um jornal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web