O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

Animais exóticos do Pantanal. Mato Grosso - Brasil.

A biodiversidade no Brasil é inigualável. Em todo o mundo somos vistos como a riqueza da fauna.
Saiba mais sobre a rica fauna do nosso país


O Complexo do Pantanal possui 250 mil quilômetros quadrados de extensão, fica localizado ao sul do Mato Grosso e ao noroeste de Mato Grosso do Sul, e é considerado pela UNESCO um Patrimônio Natural Mundial.

O Pantanal, local que por si só possui 150 mil quilômetros quadrados, abriga diversos tipos de animais, inclusive alguns que também são naturais do mar. Isso acontece por conta da formação geológica do local, que surgiu por conta da separação do oceano há milhões de anos atrás, o que o torna único no planeta. Os diversos ainamis exóticos da região formam parte da riquíssima fauna brasileira.


A exuberante e exótica fauna do Pantanal



Se fossemos enumerar todas as espécies que vivem na região, precisaríamos de páginas e páginas para falar de casa uma delas. Porém, falaremos um pouco sobre as mais famosas e conhecidas, e que todos nós um dia pelo menos ouvimos falar.

Pacu: é um nome geral dado a alguns tipos de peixes que vivem na região pantaneira. Costuma ter coloração acinzentada, e seu corpo é “prensado”, dando a ele um formato arredondado que gerou o apelido de “peixe redondo”. Possui uma carne bastante apreciada na culinária nacional.  


Jacaré-do-Pantanal: também chamado de jacaré-do-Paraguai ou jacaré-piranha, esse animal pode medir até três metros de comprimento e ter cores bem variadas. É chamado de jacaré-piranha por ter muitos dentes à mostra mesmo com a boca fechada.


Ariranha: a ariranha, também conhecida como onça-d'água, lontra-gigante ou  lobo-do-rio, é um mamífero que está em extinção em alguns locais do mundo, mas que ainda possui população no Pantanal. As fêmeas se reproduzem apenas uma vez por ano, e de sua ninhada nascem até cinco filhotes, que começam a pescar e a nadar com mais ou menos três meses de vida. Altamente caçado em tempos passados por conta da sua pele, hoje o animal é protegido, porém a caça ilegal se mantém, mesmo que em escala muito menor.  


Cervo-do-Pantanal: também chamado de veado-galheiro, é um dos animais mais bonitos da nossa fauna. Ele é o maior veado do continente sul-americano, e sua preservação é considerada vulnerável pelo IBAMA. As fêmeas reproduzem apenas uma vez por ano.


Onça-pintada: infelizmente figurante na lista de animais ameaçados de extinção no país, a belíssima onça-pintada, considerada o maior felino do continente americano, possui uma característica interessante: cada animal possui manchas únicas na pele, chamadas rosetas, que diferencia um exemplar do outro. Ela é exclusivamente carnívora e se alimenta sobretudo de grandes mamíferos.



Cada espécie pantaneira é única e fascinante, demonstrando o poder e a beleza da natureza das paisagens brasileiras.



Mega Parceira da empresa Arte Digit@L e do site Sorriso Na Web

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web