O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

A verdadeira história da pizza

Você gosta de comer pizza ou aprecia a gastronomia italiana?

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a verdadeira história dessa delícia da nossa culinária?

Pizza - Sorriso na Web

Acredita-se que a pizza foi inventada por volta de 6 mil anos atrás, foram os egípcios e os hebreus que começaram misturando farinha com água.
É claro que a pizza naquela época não era nada parecida com a que conhecemos hoje, era apenas um delgado estrato de massa, chamado na época de "pão de Abrahão", semelhante ao moderno pão sírio. 

Porém, há também uma grande parte de estudiosos que afirmam que os pioneiros na descoberta da pizza foram os gregos. Que faziam as massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

Quando a novidade chegou na península da Etrúria, na Itália, os Napolitanos passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era servida dobrada ao meio, como se fosse um sanduíche.
Na época era um alimento de pobres do Sul da Itália, mas quem tinha mais dinheiro colocava queijo e pedaços de linguiça ou ovos por cima da massa.

Esta iguaria da cozinha italiana foi amplamente difundida por meados do século XIX, graças a habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageou ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana: branco, vermelho e verde. Utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão.
A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

Margherita - Sorriso na Web

A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos. E foi através deles que a pizza chegou no Brasil, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo.
O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.

Curiosidades sobre a pizza:

  • O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade consumidora de pizza do país, atrás apenas de São Paulo, segunda do mundo (a primeira é Nova York); 
  • A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1,000 dólares;
  • Você acha o Pac-Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980; 
  • A maior pizza do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Pick’n’pay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate; 
  • O Dia da Pizza é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez. 

Pizza - Sorriso na Web

Hoje em dia a pizza se tornou um dos pratos mais adorados da nossa culinária. Existem diversas opções de sabores salgados, doces e exóticos.

Fontes: Casa da pizza, Info Escola, DiAndrea



Aproveite para ver o que o Google recomenda dentro do nosso site para você :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web