O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

Curiosidades sobre a onça-pintada

A onça-pintada também é conhecida como jaguar, e é o terceiro maior felino do mundo, ficando atrás somente do tigre e do leão.
Sendo uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas, é o maior felino do continente americano.

Onça pintada - Sorriso na Web

Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus) é evolutivamente mais próxima ao leão (Panthera leo). Ela é encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.

Possui um porte grande, com peso variando de 56 a 92 kg, e comprimento variando de 1,12 a 1,85 m sem a cauda. Sua mordida é excepcionalmente poderosa, mesmo em relação aos outros grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

Onça-pintada - Sorriso na Web

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) considera a espécie como "quase ameaçada", dado sua ampla distribuição geográfica, mas suas populações estão caindo, principalmente por causa da perda e fragmentação do seu habitat. Entretanto, localmente ela pode estar em sério risco de extinção, como em áreas da América Central e do Norte e na Mata Atlântica brasileira.

O comércio internacional de onças ou de suas partes é proibido, mas o felino ainda é frequentemente caçado por fazendeiros e agricultores na América do Sul.

Curiosidades:

  • As onças são identificadas através das pintas. O padrão de pintas é único para cada indivíduo e funciona como as impressões digitais nos seres humanos;
  • As onças chegam a comer até 10% do seu peso em uma única refeição;
  • Onças sobem com destreza em árvores. O único problema é que, ao contrário de outros felinos, elas estão longe de ser boas corredoras;
  • Onças-pintadas evitam o contato com o ser humano. Ataques a humanos só acontecem quando ela se sente ameaçada ou quando tenta proteger o filhote ou a caça recém-abatida;
  • Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”;
  • O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.
Fontes: Wikipedia, Mais curiosidade.



Aproveite para ver o que o Google recomenda dentro do nosso site para você :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web