O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

Por que a cebola faz chorar?

A cebola é muito importante na culinária, deixando a comida muito mais saborosa.
Também é muito importante para a saúde pois contém nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C, além de ser bastante usada para tratar problemas de saúde, como por exemplo, resfriados, laringite, aterosclerose, doenças coronárias, diabetes e asma.

Cebola - Sorriso na Web

Porém, o lado "ruim" e que todos reclamam da cebola, é o fato dela nos fazer chorar. Algumas ardem tanto os olhos que a tarefa de cortá-la se torna um enorme desafio.

Isso acontece principalmente por causa da formação de um gás volátil chamado sulfóxido de tiopropanal (também chamado de sin-propanetiol-S-óxido).
Esse composto não existe na estrutura da cebola inicialmente, mas a sua formação ocorre quando a cortamos, pois, nesse momento, as células da cebola são quebradas e liberam-se enzimas chamadas alinases e um grupo de compostos chamado de sulfóxidos-S-alquenil cisteína.

Sulfóxido de tiopropanal - Sorriso na web
Estrutura do sulfóxido de tiopropanal

Os compostos desse grupo estão separados em diferentes partes da cebola, mas depois de cortá-la, eles entram em contato e reagem por meio de reações complexas que são catalisadas (aceleradas) pela enzima alinase.

Resumidamente, entre os compostos formados, há os ácidos sulfínicos, que são bem instáveis e logo se convertem no sulfóxido de tiopropanal, que é o gás da lágrima. Visto que esse gás é volátil, ele entra em contato com a umidade de nossos olhos e transforma-se em uma espécie de ácido bem fraco, que causa o ardor nos olhos.

Assim, como um mecanismo de proteção, as terminações nervosas das córneas fazem as glândulas lacrimais produzirem as lágrimas. Mas isso só piora a situação, porque há mais água para reagir com o sulfóxido de tiopropanal e formar ainda mais ácido.

Então, a solução para não chorar ao cortar cebola, seria evitar que o sulfóxido de tiopropanal entre em contato com os olhos.
Usar um óculos de proteção (como os de natação), um ventilador, ou ir lavando a cebola à medida que corta ajuda muito.

Fonte: Mundo educação 
  

Aproveite para ver o que o Google recomenda dentro do nosso site para você :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web