O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

Conheça mais sobre o Projeto Tamar

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Pojeto Tamar, mas você realmente conhece a missão deles? Ou a história de como tudo começou?

Conheça o Projeto Tamar - Sorriso na Web

No final dos anos 70, as tartarugas já integravam a lista das espécies em risco de extinção, por causa da sua captura incidental em atividades de pesca, da matança das fêmeas e da coleta dos ovos na praia. Porém, naquela época, não havia nenhum registro de trabalhos ou projetos de conservação marinha aqui no Brasil.

Nessa mesma época, um grupo de estudantes que cursava os últimos anos da Faculdade de Oceanografia no Rio Grande do sul, organizava expedições a praias desertas e distantes buscando pesquisar e conhecer o litoral e as ilhas oceânicas. Em uma das noites em que ficaram no Atol das Rocas, os pescadores que acompanhavam os estudantes mataram onze tartarugas de uma só vez, e isso chocou à todos.

Pescadores mataram 11 tartarugas de uma só vez - Sorriso na Web

Então, a Faculdade de Oceanografia acabou formando uma geração pioneira de ambientalistas no país, pois todos passaram a se dedicar profissionalmente à conservação marinha.

O Projeto Tamar foi criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal e que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, esse projeto é reconhecido mundialmente pelas suas experiências bem sucedidas em conservar a vida marinha.
O nome Tamar foi dado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha.

De cada mil filhotes de tartarugas marinhas que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. E algumas ações do homem estão contribuindo para isso, tais como: a pesca incidental, trânsito de veículos nas praias de desova e a poluição dos oceanos.

O Projeto conta com patrocínio nacional da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, apoios e patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais.

Mas nós também podemos contribuir! Como consumidores, comprando os produtos Tamar e e conhecendo os centros de visitantes que geram receita para o Projeto; divulgando e espalhando a mensagem em defesa das tartarugas e do ambiente marinho de forma voluntária; e claro, como cidadãos, exercendo a consciência ambiental e ajudando a proteger o planeta.

Projeto Tamar - Sorriso na Web

Para conhecer mais sobre o Projeto Tamar acesse o site deles, clicando aqui.

Fonte: Tamar


Aproveite para ver o que o Google recomenda dentro do nosso site para você :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web