O que você procura?

.

ANÚNCIOS:

Quem foi Mahatma Gandhi?

Vamos falar sobre o maior ativista da não-violêcia da história: Mahatma Gandhi!

Mahatma Gandhi - Sorriso na Web

Gandhi nasceu em uma cidade do litoral ocidental, chamada Porbandar, no dia 2 de outubro de 1869. Seu pai era funcionário público, cargo herdado pela família por gerações. Ainda criança casou-se com Kasturba, com quem teve 4 filhos homens.

Quando estava completando os 19 anos, Gandhi partiu para a Inglaterra, com o objetivo de estudar Direito. Em 1891, recém-formado retornou à Índia. Porém sem muitas opções de trabalho na Índia, em abril de 1893, Gandhi partiu para a África do Sul, para trabalhar como advogado em uma firma comercial indiana, que desenvolvia atividades naquele país. Foi na África do Sul que ele começou a lutar pelo direitos dos hindus, e a atuar como pacifista.

Aos 45 anos, no dia 19 de janeiro de 1915, Mahatma retornou para a Índia. No seu desembarque, em Bombaim, foi recebido como um herói por suas lutas em favor dos indianos na África do Sul. Assim, cada vez mais ele foi ficando conhecido por suas lutas pelos direitos do povo.

Em 1932, Gandhi foi preso na Índia. Nessa época mais de 32 mil pessoas foram condenadas por crimes políticos. Ele só foi solto em maio de 1933, isso porque temiam por sua vida, já que ele insistia em fazer jejum por longos períodos.

Durante as suas lutas, foi preso mais vezes. Sua última passagem pela prisão foi em 1944, ele estava com ascilostomose, malária e disenteria amebiana.

Mahatma fazia jejuns em favor da união entre as comunidades à cada surto de violência que presenciava. Só interrompia o jejum quando esses surtos de violência passavam.
Os hindus temiam causar a morte de Gandhi, e os muçulmanos temiam as represálias, caso Gandhi morresse durante um desses jejuns.

Quem foi Mahatma Gandhi? - Sorriso na Web

No dia 30 de janeiro de 1948, após o termino de um jejum que havia durado 5 dias, Gandhi foi assassinado com três tiros pelo hindu Nathuram Vinayak Godse, no jardim de sua casa, onde estava sendo realizada uma grande reunião de orações. Godse o matou por que era contra a tolerância religiosa pregada por ele, o que teria causado a criação do Paquistão, contra a qual era contra.

Seu enterro foi feito conforme a tradição hindu, foi uma procissão acompanhada por milhões até o rio Yamuna, onde seu corpo foi colocado em uma jangada e incinerado.

Algumas frases de Mahatma Gandhi:

  • As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? 
  • Olho por olho, e o mundo acabará cego. 
  • O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte. 
  • Temos de nos tornar na mudança que queremos ver. 
  • Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. 
  • Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. 
  • A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
Referência: Info Escola


Aproveite para ver o que o Google recomenda dentro do nosso site para você :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Depois de analisado e revisto ele será publicado.
Um grande e sincero Sorriso :-)



 site seguro sorriso na web